sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ministra do Planejamento recebe politicos de Marabá e região para falar sobre investimentos para a Hidrovia em Marabá

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 09:54 0 Comentários


A pedido do Governador do Pará Simão Jatene (PSDB), e de toda bancada de deputados federais do Pará, a Minístra do Planejamento e Gestão Miriam Aparecida Belchior , recebeu as autoridades políticas, para uma reunião que ocorreu na manhã desta quinta – feira (15) no gabinete do Ministério em Brasilia.

O motivo da audiencia foi uma informação de que a Hidrovia Araguaia e Tocantins que está projetada para ser construida em Marabá, teria sido cancelada. O assunto preocupou politicos e empresarios de toda região. O que levou o proprio Governador do Pará Simão Jatene e toda bancada paraense, empresários e vereadores de Marabá, a se mobilizarem em defesa do projeto.

A reunião teve inicio às 10:00 hs da manhã com a fala do Governador Simão Jatene. Ele disse que a hidrovia não iviabiliza a Alpa, porém, iviabiliza o desenvolvimento regional. O Pará já perde muito com a lei Kandir e segundo Jatene a hidrovia vai baixar o custo do frete. É um investimento de mais de 350 milhões de reais que vem favorecer a todo o povo paraense. A vale não tem a obrigação de construir a hidrovia para não ter o dominio da mesma.

Todos os deputados que fizeram uso da palavra enalteceram a importancia da hidrovia e reclamaram do atraso do inicio da obra. “essa é uma obra que não tem dono e nem partido e não pertence a nenhuma empresa privada. O governo gastou mais de um bilhão de reais nas eclusas de tucurui e até hoje continua parada”.

Quando concluída, a hidrovia vai integrar o Pará a outras regiões, vesticalizar a produção do aço e diminuir o custo do frete. Após ouvir as reivindicações dos presentes, a Minístra do Planejamento disse que houve uma interpretação errada de quem passou as informações e que a reuniãom serviria para que ela pudesse esclarecer o mal entendido e explicar ao povo o que realmente está ocorrendo com a hidrovia em Marabá.

A ministra disse que o moldal da hidrovia é prioridade do governo desde a época que iniciou o Pac I, feita de maneira conjunta com a ferrovia. Miriam disse que já participou de reunião no Senado Federal e foi amplamente discutido o assunto. De acordo com a Minístra, a Presidente Dilma já conversou com o presidente da Vale e disse que o projeto da hidrovia não foi cancelado, foi retirado do PAC no sentido de forçar uma negociação com a Vale. Belchior disse que já foi licitado a derrocagem das rochas do rio, e o que chamou a atenção foi o valor de 500.000.000,00 (quinhentos milhões), e por isso foi suspença para uma nova avaliação e revisão da licitação. A revisão já foi concluída e agora o estica e puxa com a Vale é para ver se ela financia o projeto totalmente, para que o Governo Federal possa ultilizar os recursos que era para hidrovia em outras áreas. O desenvolvimento regional é uma é uma preocupação do governo. Conclui.

No final, Jatene agradeceu a atenção da Ministra Miriam Belchior e pediu o apoio para a construção da hidrovia. Participaram da reunião: A Ministra do Planejamento Miriam Belchior, o Governador Simão Jatene, o senador Flexa Ribeiro, a ex-governadora Ana Julia Carepa, a bancada de deputado federal do Pará, o presidente da ACIM Italo Ipojucam e os vereadores Edivado Santos e Leodato Marques representando a CMM.

0 comentários:

Postar um comentário