Trajetória

Postado por: Magno R. Barros Hora: 12:15


EDIVALDO SANTOS
TRAJETÓRIA DA MINHA VIDA

Meu nome é Edivaldo Santos, nasci no dia 08 de Setembro de 1973 na cidade de Imperatriz, estado do Maranhão. Sou de uma família de 12 (doze) irmãos, filho de Maria das graças Santos e Djalma José dos Santos. Sempre gostei de trabalhar e lutar por um objetivo. Aos 15 anos de idade, mais precisamente no dia do meu aniversário pedi a minha mãe, que fizesse uma cobertura em frente a nossa casa lá em Imperatriz, para que eu pudesse vender frutas e verduras, ela atendeu. Assim, comecei minha vida de comerciante. O negocio foi bem, mais por motivos alheio da vida, acabou fechando. Antes do comercio, tive o privilégio de trabalhar vendendo pirulito na hora do recreio nas escolas. Como meu pai é sapateiro, também tive a experiência de confeccionar algumas sandálias e assim fazia minhas economias. Nascido em família humilde, como todo pobre, passei por dificuldades e graças a Deus não passei fome, mais teve dia em que eu e meus irmãos comiamos arroz (branco) sem nem uma mistura. Em 1989, já estudando a 8º serie, vim passear em Marabá e terminei morando aqui.

Estudei na escola Martinho Mota, Judite Gomes Leitão, Plínio Pinheiro, Luzia Nunes Fernandes e Oneide de Sousa Tavares. Ainda criança, vendia bolo com uma bacia na cabeça pelas ruas de Marabá, montei uma banca de revistas, e logo depois comecei trabalhar como mecânico de bicicleta em outro empreendimento que iniciei.  Por ser muito jovem e sem experiência administrativa, tal negócio também acabou fechado. Daí, consegui emprego na oficina Motociclo, agora consertando moto. Em 94, como as coisas não iam bem no trabalho, resolvi voltar para a cidade de imperatriz pensando que as coisas seriam diferentes. O que não aconteceu. Certo dia meu irmão Edivan Santos, que morava numa pequena cidade do interior chamada Buritirana, me fez um convite de passar um dia com ele. Lá, fiz muitas amizades, consegui um emprego como servidor público e decidi morar no interior. Passaram – se quase dois anos e a cidade, naquele ano passava por um momento impar na sua historia, foi emancipada e se preparava para uma eleição municipal. Por ser muito conhecido no bairro, acabei apoiando um candidato a prefeito e num desses comícios políticos no mês de setembro conheci uma moça por nome Nilvam e então começamos a namorar e após dois meses de namoro a pedi em casamento. Meu candidato perdeu a eleição e por conta de perseguição política perdi o emprego e agora desempregado e com muita dificuldade, aceitei o desafio de casar e começar minha família. Em 97, já casado, comecei a profissão de Mototaxi em cima de uma moto alugada e quando o proprietário não quis alugar mais a moto, fiquei desempregado e mais uma vez voltei para Marabá. Aqui, continuei o trabalho de Mototaxi, foi quando comecei despertar o interesse pela vida política por entender que a categoria na qual eu agora fazia parte precisava de um representante na Câmara Municipal de Marabá. Lá ganhei a primeira eleição no sindicato da classe em 2001, e depois fui reeleito para o segundo mandato.          
 
 
Após onze anos sem estudar, retornei à escola (Escola Estadual Oneide de Sousa Tavares) aonde ganhei a eleição do grêmio estudantil. Em 2004, disputei a 1ª eleição para vereador em Marabá. Não fui eleito, mas também não desisti da minha luta e prossegui com trabalhos sociais, busquei fazer algo pelas pessoas que precisavam de ajuda com uma ambulância que adquire através de emenda do governo do Estado. Em 2005 fundei a ASSOMAR – Associação dos Motoboys de Marabá e liderei uma classe de 300 homens. Em 2008 me lancei pela segunda vez como canditado a vereador pelo PPS, desta vez eu fui eleito com 1208 votos daqueles que acreditaram em minhas propostas pela melhoria da vida de todos aqueles que se encontram esquecidos e marginalizados por uma política elitizada não só em nosso município, mas em todo o país. Sou grato a Deus e ao povo que me escolheu, honrarei a Deus com o compromisso de fazer o melhor. Hoje (março de 2010), sou vereador e 2º secretário da Câmara Municipal de Marabá e tenho buscado desempenhar um trabalho digno ao nosso povo através dos projetos de leis que tenho apresentado e defendido o objetivo no qual me propus a lutar. Sei que a luta só está começando e por isso topei o desafio de fazer o curso de Administração aqui nesta faculdade buscando me especificar, qualificar e me preparar ainda méis para representar o nosso povo com sabedoria e responsabilidade.
 Edivaldo Santos    

0 comentários:

Postar um comentário