quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Adiamentos de sessões da CMM prejudicam denuncia contra o prefeito de Marabá

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 18:49

Denunciado pelo vereador Edivaldo Santos (PPS), da tribuna da CMM e ter formalizado o procedimento junto a mesa diretora do poder legislativo, propondo a instauração de processo investigativo contra o prefeito Maurino Magalhães, em razão deste ter descumprido dispositivo contido no artigo 28º da LOM, quando deixou de efetuar o pagamento de boa parte dos servidores públicos municipais do mês de outubro, que deveria ser pago no máximo até o dia 10 de novembro, prazo estabelecido por lei, Maurino poderia ser investigado por uma comissão processante da Câmara Municipal, acusado de cometer crime de improbidade administrativa.

Edivaldo Santos explica que descumprir a Lei Orgânica por atraso de salário constitui “infração político administrativo”, passível de perda de mandato, pois os salários constituem verba alimentícia, privada devidamente aos trabalhadores da administração pública, muitos dos quais ficaram em situação complicada devido ao atraso.

A denúncia chegou a ser encaminhada para a assessoria jurídica da câmara ainda no dia 06/12/2011e até recebeu parecer pela tramitação. Porém, desde então, começaram o jogo de empurra – empurra, tendo as sessões que eram para ocorrer normalmente, e havendo a possibilidade de se criar a comissão, sendo adiadas por falta de quórum.

Caso a maioria do parlamento decidisse pela investigação, seria composta uma comissão por três vereadores que teria o prazo de 90 dias para apurar a denuncia e apresentar relatório, dizendo se houve ou não improbidade.

Se fosse comprovado o crime político administrativo, o prefeito poderia perder o mandato. Mais, para que isso acontecesse, ainda passaria por uma votação que dependeria do voto de dois terço dos vereadores, ou seja, 9 parlamentar.

Edivaldo entende que, o fato de adiar as sessões foi uma estratégia da base aliada do prefeito, com intuito de não ser votado à criação de mais uma CPI contra o gestor. “a CMM vai entrar de recesso e quando voltar não faz mais sentido continuar com o requerimento”. Lamentou.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ministra do Planejamento recebe politicos de Marabá e região para falar sobre investimentos para a Hidrovia em Marabá

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 09:54


A pedido do Governador do Pará Simão Jatene (PSDB), e de toda bancada de deputados federais do Pará, a Minístra do Planejamento e Gestão Miriam Aparecida Belchior , recebeu as autoridades políticas, para uma reunião que ocorreu na manhã desta quinta – feira (15) no gabinete do Ministério em Brasilia.

O motivo da audiencia foi uma informação de que a Hidrovia Araguaia e Tocantins que está projetada para ser construida em Marabá, teria sido cancelada. O assunto preocupou politicos e empresarios de toda região. O que levou o proprio Governador do Pará Simão Jatene e toda bancada paraense, empresários e vereadores de Marabá, a se mobilizarem em defesa do projeto.

A reunião teve inicio às 10:00 hs da manhã com a fala do Governador Simão Jatene. Ele disse que a hidrovia não iviabiliza a Alpa, porém, iviabiliza o desenvolvimento regional. O Pará já perde muito com a lei Kandir e segundo Jatene a hidrovia vai baixar o custo do frete. É um investimento de mais de 350 milhões de reais que vem favorecer a todo o povo paraense. A vale não tem a obrigação de construir a hidrovia para não ter o dominio da mesma.

Todos os deputados que fizeram uso da palavra enalteceram a importancia da hidrovia e reclamaram do atraso do inicio da obra. “essa é uma obra que não tem dono e nem partido e não pertence a nenhuma empresa privada. O governo gastou mais de um bilhão de reais nas eclusas de tucurui e até hoje continua parada”.

Quando concluída, a hidrovia vai integrar o Pará a outras regiões, vesticalizar a produção do aço e diminuir o custo do frete. Após ouvir as reivindicações dos presentes, a Minístra do Planejamento disse que houve uma interpretação errada de quem passou as informações e que a reuniãom serviria para que ela pudesse esclarecer o mal entendido e explicar ao povo o que realmente está ocorrendo com a hidrovia em Marabá.

A ministra disse que o moldal da hidrovia é prioridade do governo desde a época que iniciou o Pac I, feita de maneira conjunta com a ferrovia. Miriam disse que já participou de reunião no Senado Federal e foi amplamente discutido o assunto. De acordo com a Minístra, a Presidente Dilma já conversou com o presidente da Vale e disse que o projeto da hidrovia não foi cancelado, foi retirado do PAC no sentido de forçar uma negociação com a Vale. Belchior disse que já foi licitado a derrocagem das rochas do rio, e o que chamou a atenção foi o valor de 500.000.000,00 (quinhentos milhões), e por isso foi suspença para uma nova avaliação e revisão da licitação. A revisão já foi concluída e agora o estica e puxa com a Vale é para ver se ela financia o projeto totalmente, para que o Governo Federal possa ultilizar os recursos que era para hidrovia em outras áreas. O desenvolvimento regional é uma é uma preocupação do governo. Conclui.

No final, Jatene agradeceu a atenção da Ministra Miriam Belchior e pediu o apoio para a construção da hidrovia. Participaram da reunião: A Ministra do Planejamento Miriam Belchior, o Governador Simão Jatene, o senador Flexa Ribeiro, a ex-governadora Ana Julia Carepa, a bancada de deputado federal do Pará, o presidente da ACIM Italo Ipojucam e os vereadores Edivado Santos e Leodato Marques representando a CMM.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vereador solicita motos para a ronda tática da PM em Marabá

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 11:42

Considerando a importância do trabalho da policia militar em Marabá no combate ao crime organizado e do tipo saidinha de banco através da ronda policial realizada em motocicleta, o vereador Edivaldo Santos (PPS), apresentou requerimento em sessão da Câmara Municipal, solicitando do Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública a aquisição de 10 motos para o agrupamento tático da policia Militar de Marabá.

O requerimento de nº 0028/2011 de autoria do vereador Edivaldo Santos foi aprovado por unanimidade e será encaminhado direto para o Comando Geral de Policia Militar em Belém, onde o parlamentar acredita que vai ser atendido pelo Governo, haja vista o grande índice de violência vivenciado pelos marabaenses e a necessidade urgente de combater a criminalidade.


Edivaldo disse ainda que vai pedir o apoio do Deputado Estadual João Salame (PPS) e do Elenilson Pontes (PPS) ambos do seu partido político para intermediar junto ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, no sentido de agilizar a resposta ao seu requerimento.



Segundo o parlamentar em conversa com o governador Simão Jatene quando este veio a Marabá com o Governo Itinerante, solicitou verbalmente as motos para a o 4º BPM destacando a importância dos veículos na ação contra a criminalidade no município e salientou que as novas motocicletas para a Polícia Militar, vai reforçar o policiamento ostensivo na cidade.



As novas motos vão garantir mais mobilidade para os policiais do policiamento ostensivo, agilidade nos atendimentos da população e um maior raio de abrangência da área de cobertura, principalmente no crime de saidinha de banco, que mesmo com o numero reduzido de motos já mostrou serviço eficaz.



“As motos têm papel fundamental no trabalho dos policiais militares, uma vez que contribuem para uma maior rapidez no atendimento da população, ações que muitas vezes foi presenciada por mim nas ruas da cidade de Marabá”. Disse Edivaldo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VEREADOR REALIZA SONHO NO MÊS DAS CRIANÇAS

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 09:00

dia das crianças vai ficar marcado para sempre na vida da pequena Vitória Lorranny Feitosa moradora de um kit net alugado na folha 17 quadra 27 lote 09 da Nova Marabá.

Vitória tem hoje 11 anos de idade e como toda criança sempre sonhou em ter uma bicicleta. Aluna do 5º ano da escola Maria Jardão, Lorranny escreveu uma carta para o programa Marabá em Alerta apresentado pelo jornalista Milton Faria da TV Record na expectativa de ter seu sonho realizado.


Na cartinha escrita por Vitória, ela relata que sonha em ganhar uma bicicleta de presente e que sua mãe dona Eliete Feitosa não tem condição de comprar tendo em vista que não tem marido e somente ela trabalhar para sustentar o lar.


Após tomar conhecimento do teor da cartinha da pequena Vitória, o vereador Edivaldo Santos (PPS), comovido com a história se propôs em realizar o sonho da criança. O parlamentar rapidamente se dirigiu a uma loja da cidade e efetuou a compra do presente. Sem que Vitória esperasse foi pega de surpresa em sua residência e não conteve as lágrimas de alegria ao receber a tão sonhada bicicleta das mãos do vereador Edivaldo.


Edivaldo disse que foi uma emoção muito grande entregar esse presente diante de tanta felicidade expressada no rosto de Vitória Lorranny.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Filho de parlamentar é presenteado com partida de Brasil x Argentina no Mangueirão em Belém

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 23:09

Ha poucos dias de festejar seu aniversário de 11 anos de idade (01/10), o garoto Nickaell Wentony M. Santos, filho do Vereador Edivaldo Santos (PPS), recebeu um presentão antecipado de seu pai: “assistiu de perto e ao vivo a um jogo da Seleção Brasileira de Futebol”

Nickaell é aluno de uma escolinha de futebol de Marabá e pelo visto temgrande chance de ser um artilheiro. Feliz com o desempenho do filho, o pai coruja conta entusiasmado que o artilheiro mirim em apenas quatro jogos realizado na escolhinha chegou a fazer 11 gols. Empolgado com Nickaell, o vereador resolveu fazer uma surpresa ao pequeno atleta, levar ele para assistir ao grande clássico das Américas entre Brasil x Argentina.


O Brasil de Ronaldinho, Neymar, Lucas e companhia, aplicou 2x0 na Argentina no Estádio Mangueirão, em Belém, e ficou com o troféu do Super clássico das Américas.


O Brasil enfim vence um grande do futebol e a partida, como queria a CBF, dá um fôlego ao técnico para a seqüência do seu trabalho. Lucas e Neymar definiram a vitória brasileira. no segundo tempo.


Escalado pelaprimeira vez como titular, Lucas mudou o time brasileiro, com verticalidade e objetividade que compensaram o excesso de individualismo em algumas jogadas. Além de marcar o primeiro gol, criou as melhores chances e protagonizou um jogo definido aos 29 min. do segundo tempo, quando Neymar fez osegundo e venceu a Argentina.


Pela Argentina, as presenças de Bolatti, Guiñazú e Montillo, chamados de última hora para melhorar uma equipe de nível técnico baixo,

pouco mudaram o time.


A festa ficou completa onde Nickaell juntamente com uma torcida empolgada desde o Hino Nacional ao final da partida viu ao capitão e camisa 10 Ronaldinho Gaúcho levantar o troféu de campeão recebido das mãos do presidente da Commebol, Nicolas Leós e observado pelo governador Simão Jatene.


Edivaldo disse ter se emocionado com a felicidade do filho ao presenciar a Seleção Brasileira de Futebol. Observando a importância da motivação que o filho recebeu e de estar juntos, pai e filho num momento importante como este.