domingo, 18 de novembro de 2012

Câmeras de segurança são instaladas em Marabá

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 16:59 0 Comentários



Através de um apoio da mineradora Vale, Marabá poderá receber até o Natal deste ano 45 câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos dos núcleos Cidade Nova, Nova Marabá e Marabá Pioneira. O projeto faz parte das condicionantes para a instalação da Alpa (Aços Laminados do Pará).

Segundo o secretário de Segurança Institucional, Antônio Araújo, a instalação das 45 câmeras de videomonitoramento será concluída até o final de dezembro próximo, inclusive com seleção e capacitação das pessoas que irão trabalhar no novo serviço. “Não sabemos ainda se serão funcionários públicos ou pessoas contratadas que ficarão responsáveis pela operacionalidade do serviço”, ressalta Araújo.

As 45 câmeras irão funcionar 24 horas com três monitores mostrando ao vivo as imagens no Centro de Controle. Araújo reconhece que as 45 câmeras não representam a quantidade necessária para o tamanho e a condição de cidade violenta que Marabá possui, observando que o ideal seriam 90 equipamentos instalados na cidade.
Todavia, ele pondera que nesta primeira etapa a Vale já investiu cerca de R$ 1,1 milhão, uma vez que os equipamentos são caros e importados. As câmeras especiais fazem um giro de 360 graus e tem a capacidade de alcance até 1.200 metros.

Por conta desse contingenciamento, a Secretaria de Segurança Institucional priorizou a instalação das câmeras às proximidades de agências bancárias e ainda no comércio em geral. Uma delas, contudo, foi colocada na Vila São José, no Km 8 da Transamazônica, uma das saídas principais da cidade. “Todas as entradas e saídas do município serão monitoradas”, afirma ele.

 

0 comentários:

Postar um comentário