terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

VEREADOR UBIRAJARA DEFENDE CLASSE ÍNDIGENA NA TRIBUNA DA CMM

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 15:02 0 Comentários

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Marabá após o recesso parlamentar, o vereador Ubirajara Sompré (PROS), fez um breve discurso mostrando as dificuldades enfrentadas pelos índios da região e os motivos pelos quais ocorrem as manifestações na casa do índio em Marabá.

O vereador, que é o primeiro índio a ocupar cadeira no parlamento de Marabá, disse que diversas etnias ocupam a Casa de Saúde Indígena de Marabá,  sudeste do Pará. Eles denunciam que o local, que índios de 14 tribos que precisam de tratamento de saúde, precisa de ser ampliado para atender a demanda.

Além da falta de quartos, os índios reclamam que a estrutura do lugar é precária. Existem apenas quatro quartos, a fiação do banheiro está exposta e ainda falta água nas duas pias do lugar.

De acordo com as informações há oito veículos quebrados, sendo um deles uma ambulância. Além dos carros, documentos e lixo também estão espalhados pelo quintal. As condições do lugar já motivaram diversos protestos, mas até agora a situação não foi solucionada.

Outro tema discutido por Ubirajara, diz respeito à companhia VALE, que teria iniciado trabalhos de duplicação da ferrovia passando pelas terras indígenas sem a permissão da categoria. Segundo Ubirajara, os índios entraram na justiça e conseguiram o direito de fiel depositário das maquinas apreendidas por eles. Sompré relatou que os trabalhos realizados pela VALE nas terras indígenas estão suspensos até segunda ordem.


0 comentários:

Postar um comentário