quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pré-centenário, Câmara abre Memorial Político de Marabá

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 12:22 0 Comentários




O primeiro presente que Marabá ganhou no ano de seu centenário de fundação é a inauguração do Memorial Política de Marabá, batizado de “Vanda Régia Américo Gomes”, a vereadora que mais mandatos acumula à frente do Legislativo local: agora são sete.

A primeira exposição do Memorial apresenta uma linha do tempo com um paralelo entre o que ocorreu na política local e na nacional, entre 1913 e 2012. Além disso, ao centro do salão, foi colocado um expositor em vidro com atas históricas da Câmara e um mapa do que seria o “Estado de Marabá”, mas que não tem data de confecção. Há uma sintonia estreita entre o rico material em exposição e o sistema de iluminação selecionado para o salão, que dá ideia de tradicional e moderno ao mesmo tempo.

Os ex-vereadores Hiran Bichara e Pedro Oliveira, com mais de 80 anos de idade, cada, voltaram no tempo e se viram de novo transitando nos corredores do Legislativo marabaense.
Alguns banners colocados em locais estratégicos apresentam um fragmento da história da política da cidade e mostram como ela determinou o presente.

Uma parede inteira foi reservada para exposição de quadros com imagens de ex-vereadores de várias décadas e também de ex-prefeitos, como Nagib Mutran, Alfredo Monção, Antônio Vilhena, Francisco de Souza Ramos, entre outros.

Uma das telas que ocupam lugar de prestígio na exposição é a que representa a abertura da PA-70, que ligava Marabá à rodovia Belém-Brasília (hoje BR-222). Nela, aparecem o então coronel Jarbas Passarinho (ministro da Previdência Social), o prefeito da época, Pedro Marinho de Oliveira e o comerciante Plínio Pinheiro.
O resgate da história da política marabaense e a exposição foram coordenadas pela professora e museógrafa Rosa Arrae, com apoio de várias pessoas, entre elas Jorge Brasil, Jonas Arraes, Mário Alves, Manoel Sousa. O acervo foi coletado na Fundação Casa da Cultura de Marabá e Acervo Vicente Sales MUFPa.

A ideia do Memorial surgiu há mais de cinco anos e a Caixa Econômica chegou a firmar uma parceria com a Câmara para financiar os custos da produção do acervo, restauração de imagens. Todavia, o banco não conseguiu cumprir o acordo. Com isso, a própria Câmara custeou o projeto, que consumiu recursos da ordem de R$ 140 mil.

A atual presidente da Câmara, vereadora Júlia Rosa, destacou a importância de Miguel Gomes Filho e de Nagib Mutran (ex-presidentes) para que o Memorial Político “Vanda Américo” se tornasse realidade. “Os que ficaram na história deram sua contribuição e nós temos a oportunidade de escrever nossos nomes através de um trabalho sério, voltado para os interesses da sociedade”, disse Júlia Rosa.

Miguel Gomes Filho disse que as pessoas que marcaram a política de Marabá precisam ser lembradas e disse que tinha bastante orgulho de ter o nome de sua colega Vanda emprestado ao Memorial Político. “Ela tem vai completar sete mandatos de lutas e eu acompanhei cada ano o empenho da Vanda em prol dessa cidade”, sustentou Miguel, que teve o nome dado ao prédio da nova Câmara.

0 comentários:

Postar um comentário