quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VEREADOR QUER SALAS DE AULA CLIMATIZADAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 16:46

Tramita na Câmara Municipal de Marabá o ante-projeto de lei de autoria do vereador Edivaldo Santos (PPS), apresentado na sessão do dia 15 de fevereiro de 2011, que autoriza a Prefeitura Municipal, através da SEMED (Secretária Municipal de Educação), climatizar todas as salas de aula das escolas de ensino fundamental da rede municipal.



De acordo com o que diz o projeto, as salas de aula deverão ser climatizadas através de implantação de ar condicionado ou centrais de ar, sendo que as despesas decorrentes da execução da lei após ser sancionada pelo prefeito correrão por conta de dotações orçamentárias consignadas no orçamento do Município, através recursos próprios e/ou recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação Básica), ficando o poder executivo autorizado a abrir crédito suplementar até o limite necessário à sua execução.



Segundo o vereador Edivaldo Santos, esse projeto vem resolver uma necessidade essencial na vida dos estudantes das escolas do município,haja visto a cidade de Marabá, ter um clima muito quente, chegando às vezes à 40° Celsius, deixando os estudantes, principalmente os que estudam na parte da tarde, incomodados com tanto calor, que tira a linha de raciocínio da aula, sem contar o desconforto e o risco a doenças.



Edivaldo disse que sempre estudou em escola pública e conhece na pratica a dificuldade que é estudar em uma sala de aula escaldante lotada de alunos. O parlamentar também observou que nas escolas da rede particular os alunos estudam em salas climatizadas e com certeza o índice de aprendizagem é mais aproveitável até pela comodidade dispensada a eles.



Em sua justificativa ao apresentar o ante projeto de lei, Edivaldo argumentou que na sala do diretor, do professor, na biblioteca e de informática de varias escolas já possuem ar condicionado, e na teoria do parlamentar, a principal razão de existir a escola, são os alunos, então nada mais justo que dar a eles mais qualidade de vida num ambiente que é dedicado a eles. Sem contar que é o povo que vai pagar a energia consumida nas escolas, através da taxa de iluminação pública que vem descontada todo mês na conta de luz de cada cidadão.



Veja na integra o projeto de lei do vereador Edivaldo Santos, nas linhas abaixo:



CÂMARA MUNICIPAL DE MARABÁ

GABINETE DO VEREADOR

EDIVALDO SANTOS



ANTE - PROJETO DE LEI Nº. 0029 / 2011

“Dispõe sobre a climatização das salas de aulas das escolas municipais de Marabá-PA.



O prefeito Municipal de Marabá, Estado do Pará, faz saber que a Câmara Municipal de Marabá aprovou e eu sanciono a seguinte lei.



Art. 1º - Fica a Prefeitura Municipal de Marabá autorizada a climatizar as salas de aulas das escolas da rede pública municipal através de implantação de ar condicionado ou centrais de ar.



Art. 2º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias consignadas no orçamento do Município, através recursos próprios e/ou recursos do FUNDEB, ficando o poder executivo autorizado a abrir crédito suplementar até o limite necessário à sua execução.


Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


Art. 4º - Ficam revogadas as disposições em contrário.


Contamos, portanto, com a aprovação salvo melhor juízo.


Sala das sessões, em 15 de fevereiro de 2011.



JUSTIFICATIVA



CONSIDERANDO que o principal motivo de existir a escola são os alunos (estudantes), e com a sala de aula climatizada, todos terão mais conforto e com certeza desempenharão melhor seus aprendizados.



__________________________________

EDIVALDO SANTOS

VEREADOR (PPS)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Postado por: Vereador Edivaldo Santos Hora: 09:03

Feira da folha 28 ganha melhoria para os pedestres


Quem visita a feira da fl 28 pode ver de perto as melhorias implantadas por lá. Fundada há mais de 30 anos, a feira é um espaço físico dedicado a todo tipo de pessoas.


Você pode procurar qualquer coisa que lhe seja útil ou não em vários lugares, mas existem apenas dois lugares no planeta terra que possuem todas as coisas que você procura: O site de buscas Google e a feira da Folha 28 em Marabá - PA.


Exageros a parte, na feira livre é, sem dúvida, a melhor opção na hora das compras para o nosso cotidiano, até porque não existe nada mais cotidiano do que uma feira, que tem cara de povo, jeito de povo e espírito de povo. Além de oferecer ótimos preços e belíssimas condições de negociações, sem falar das ofertas incríveis. Aberta de domingo a domingo, a feira não fecha nem em feriado santo, natal ou em dia de eleição, a feira da 28 é freqüentada por milhares de pessoas que Por ali passam diuturnamente.


Desde farmácias, açougues, amarinhos, restaurantes, lanchonetes, supermercados, barracas de frutas e verduras, e até loja de moveis e elétron domésticos se encontra por lá. Mais é aos domingos que a feira da 28 vira uma verdadeira atração popular, com maior fluxo de pessoas pelos quatro cantos da feira.


É gente por todos os lados se topando umas nas outras. É um verdadeiro shopping Center do povo, lá tem de tudo. É, mais ainda faltava alguma coisa; “segurança para os pedestres” que procuram a feira aos domingos e precisavam dividir espaços no transito com as motos e com os carros no interior da feira. Porém esse problema já foi resolvido. Pois um projeto de lei do vereador Edivaldo Santos, aprovado no ano passado, foi colocado em excussão, dando aos pedestres que visitam a feira da 28, mais tranqüilidade para fazerem suas compras.


Na lei proposta pelo vereador Edivaldo Santos, todos os domingos, do horário que inicia até o termino da feira, todas as entradas que dão acesso aquele logradouro ficará interditado, impedindo o acesso de carros e motos.


Na pratica já está funcionando, pois o DMTU (Departamento de Transito e Transporte Urbano de Marabá), responsável pela fiscalização do transito no município, usando grades de ferro, cercou as entradas da feira, proibindo a entrada de carros e motos e dando acesso somente as pessoas que entravam sem o veiculo.